quarta-feira, 2 de março de 2011

Mulleres da Raia


O documentário "Mulleres da Raia", da valenciano/tudense Diana Gonçalves mostra-nos de uma viagem às fronteiras do norte de Portugal e Galiza que nos transportas ao nosso passado mais recente, com o contrabando, a emigração “a salto” e o trapiche como actividades correntes nestas terras, aproveitando a proximidade do país vizinho.
Em tempos de repressão, com os dois países sob regimes ditatoriais, um grande número de portugueses emigrou para França cruzando as duas fronteiras ilegalmente. As mulheres ficaram a cultivar as terras e a educar os filhos.
O contrabando local foi outro meio para escapar da miséria, por isso um exército de mulheres atravessava todos os dias a fronteira para comprar e vender produtos de necessidade, devido à diferença de preço. Este intercâmbio comercial entre as populações fronteiriças do Minho trouxe grandes laços de amizade e deu origem a uma história compartida.
A raia, como popularmente é conhecida a fronteira, guarda uma história de luta diária pela sobrevivência e as suas mulheres são testemunhas.


Para saber mais sobre este documentário, clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário