quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Génese e Significado do Contrabando

Afastadas dos centros urbanos, as povoações raianas, do concelho do Sabugal, viviam centradas nas povoaçoes espanholas mais próximas, que possuíam condições de vida um pouco mais favoráveis.
Todos os dias portugueses iam a Espanha, e espanhóis vinham a Portugal. O grande problema destas visitas ao território estrangeiro, eram os carabineiros e os guarda-fiscais.
As relações comerciais entre os povos transfronteiriços, eram uma realidade e o comercio reciproco exercido pelos contrabandistas entre as aldeias, razoavelmente próximas da fronteira.
Desde sempre as populaçoes portuguesas e Espanholas conviveram e realizaram negocios, lucrativos para ambos, motivando assim o maior numero de realçoes entre os povos de um lado e outro da Raia.

Aldeia da Ribeira, Aldeia da Ponte, Aldeia do Bispo, Batocas, Alfaiates, Forcalhos, Soito, Lageosa da Raia, Fóios, Vale de Espinho, Malcata e Quadrazais mantinham relações comerciais,  com Allmedilla, Albergaria, Casillas de Flores, Navas Frias, Valverde del Fresno e San Martin de Trevejo.

Para a lei portuguesa, o contrabando é considerado crime e será «toda a acção ou omissão fraudulenta que tenha por fim fazer entrar no país ou sair dele quaisquer mercadorias sem passarem pelas alfandegas.»
No Dicionário Da Línguas Portuguesa, os contrabandistas sao considerados «gente de má nota» e o acto de contrabandear é considerado «um acto reprovavel, praticado ocultamente».

No entanto, para os contrabandistas raianos, este tipo de vida representava uma questão de sobrevivência familiar e de reprodução social. Nas aldeias da raia esta actividade era aceite e tolerada, sendo mesmo considerada honesta, enaltecida e revestida de heroísmo.

O contrabando feito na raia, salvo algumas excepções, não era um contrabando organizado, muito lucrativo, tal qual uma verdadeira industria, mas sim um contrabando de subsistência.
Este tipo de contrabando era pouco rentável face aos riscos que envolvia, era um recurso alternativo aos poucos proventos da agricultura. Este realizava-se sobretudo devido à necessidade de angariar meios de subsistência, para a família, habitualmente numerosa, já que numa noite, caso tudo corresse bem, podiam ganhar o dinheiro de uma semana ou de um mês.

1 comentário: